segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sessão Pipoca: Grandes Olhos


Nome original: Big Eyes
Ano: 2014
Duração: 1h47m
Diretor: Tim Burton
Elenco: Amy Adams, Christoph Waltz, Danny Huston...

Sinopse: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.






*AVISO: EM BREVE TEREI MAIS POSTAGENS SOBRE LIVROS, RELAXEM!*


   Sobre o filme:

   Muitas pessoas acabam fugindo do filme por verem que o diretor é o Tim Burton. Quer dizer, muitas pessoas (como eu) amam o trabalho dele, só que muitas pessoas apenas veem o diretor como um homem que faz tudo a mesma coisa. Vem Tim Burton como o cara "gótico e emo", onde todos os filmes só tem aquela pitada obscura e macabra.  Só digo uma coisa: não fujam desse filme.

  A história se passa em 1950, uma época muito ruim para as mulheres. A personagem principal, Margaret, acaba se divorciando de seu marido e tenta uma vida sozinha com sua única filha, o que é um grande desafio já que não queriam dar empregos para mulheres e a única coisa que Margaret tinha para poder fazer dinheiro ela mesma eram suas pinturas, que como ela era uma mulheres, pouca gente levava a sério suas obras. Até que um dia ela conhece outro pintor e eles se casam pois Margaret recebe uma carta do seu antigo esposo que quer a filha para ele, alegando que a mulher não conseguiria criar a menina sozinha. E ai começa tudo.

   O novo esposo de Margaret, o Walter, começa a procurar maneiras de chamar atenção para as obras e quando consegue toma o crédito pelas obras de arte. A pobre mulher então se vê em uma grande mentira que não pode fugir. Ela fica em casa pintando para depois Walter vender as pinturas como se ele tivesse feito.



   Apesar de isso ter acontecido a muito tempo, o tema do filme envolve de certo fato algo que vivemos agora com a questão do machismo e do feminismo. Vemos como naquela época as mulheres eram tratadas e vistas e isso infelizmente acontece hoje em dia. Algumas pessoas falam que Margaret foi burra por não ter falado desde o inicio que as obras eram dela, porém ela pensava na filha dela, na menina que ela tinha que criar. As obras eram a única "maquina de dinheiro" que ela tinha no momento e se revelasse a verdade ali naquele momento, ela poderia perder sua filha e Walter, que não fazia nada de bom.

   Com o decorrer do filme nós vemos a mudança dos dois principais personagens. Walter se torna mais ganancioso que começa a enganar a si mesmo, se irritando profundamente caso alguém falasse mal das pinturas, como se ele mesmo fosse o artista. E em relação a Margaret, vemos ela ficando mais triste, pois isso reflete suas obras, porém ao mesmo tempo ela vai ficando mais forte e criando forças para deixar tudo aquilo para trás e começar uma nova vida, somente ela e a filha e seus próprios desenhos, suas próprias obras.

    Focando agora no visual em si do filme eu posso dizer que fiquei encantada. Como eu disse no inicio, Tim Burton tem o seu modo mais obscuro de fazer as coisas e mesmo sendo uma verdadeira história, sendo algo que ele tinha que seguir, eu achava que teria esse tom bem obscuro no filme, o que não teve. O filme foi todo vendo a luz, digamos assim. Sempre que tem alguém triste nós visualizamos a escuridão para tratar disso, e no filme nós temos isso só que com uma luz diferente. Mostra a tristeza dela de uma outra forma. Mostra o conforto dela com suas obras de uma outra forma.



   Como vemos aí nas imagens, nós vemos ali o seu canto, o seu conforto na escuridão mas com uma luz em cima da personagem, como se a guiasse, como se fosse um outro tipo de sentimento em cima dela. E o que falar desse canto dela... Ah, eles capricharam. As obras por todo lado foram postas livremente, como uma artista de verdade faria.

   Sobre o figurino não temos muito o que dizer. Está incrível. Eu amo o jeito que o pessoal se vestia nesse ano, então pra mim ficou tudo perfeito.

   Recomendo esse filme para todas as pessoas e se vocês já viram me contem o que acharam. E se não vira... vejam e venham me contar!

Ana K

8 comentários:

  1. Oii Ana! Tudo bem?
    Adorei o que você escreveu. Ainda não vi esse filme, mas já vou procurar aqui. Fiquei ainda mais interessado ao saber que o diretor é o Tim Burton!
    beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme, mas adorei, parece ser ótimo!!!
    Vou procurar para assistir! ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o filme, não faz meu estilo, mas acho que meu marido vai gostar

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse filme, mas adorei sua resenha e a forma como falou dele, me fez ter vontade de assisti-lo e conhecer mais sobre a história!
    Sabe se esse filme é muito antigo?

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha! Não conhecia o filme, mas fiquei bem interessante, por mim pode continuar com suas resenhas de filmes ^^ eu adoro! Continua =D

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Assim como você, eu adoro Tim Burton e não fugiria do filme. rs
    Eu fiquei apaixonada pela história e pelo que você escreveu. Vou assistir logo! :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estava mesmo procurando algo para ver, agora já sei o que verei para sair um pouco do tédio rs', ficarei de olho aqui para saber dos livros *-*

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo o trabalho do Tim Burton. Acho que os projetos dele tem visuais maravilhosos, apesar de que nem todos tem uma narrativa que me agrada. Porém com esse filme estou com expectativas altas e não é só pelo diretor. Aqui encontro arte (que eu amo), bons atores, visual bonito e claro, o trabalho de Tim Burton. Vi comentários positivos sobre o filme e espero comprar o DVD logo.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir