segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Resenha: Um Estudo em Vermelho

Nome: Um Estudo em Vermelho
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 199
Autor: Sir Arthur Conan Doyle

Sinopse: O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um cão de caça. Lamentava-se de que não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.


Um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859- 1930), é a estreia de Holmes. A história foi editada pela primeira vez na revista Beetons Christmas Annual e logo fascinou inúmeros leitores, para quem o endereço do detective 221B Baker Street, Londres se tornou uma das ruas mais famosas da literatura. As deduções do investigador são narradas pelo seu amigo, o Doutor John Watson, uma espécie de Sancho Pança de Holmes. 

   Resenha:

   Conheci a série de TV ano passado e me apaixonei. Em meio as minhas pesquisas eu acabei encontrando os livros de Sherlock. Eu sabia que existiam, contudo nunca tive um grande interesse em ler. 
   Depois de ver que o box era BEM caro acabei achando o livro com a capa da série e comprei. A edição é realmente linda. A capa tem uma pitada de Avenida Brasil (obrigada por analisar isso, Mika :p #OiOiOi) e na parte de dentro da capa tem alguns desenhos representando coisas do livro que quem ler vai entender. 
   A folha é bem grossinha e a fonte é um tamanho muito bom. Não é um livro grande e você lê rapidinho. 


   Ora, mas vamos para a resenha agora.
   Aí é o inicio de tudo. Você vê John Watson voltado para Londres depois de alguns problemas. Lá ele está procurando um novo companheiro de quarto para não precisar gastar tanto e ele encontra um velho amigo e esse amigo apresenta ao John o seu colega Sherlock. 
   Já no momento que John conhece o Holmes ele fica curioso com a figura que logo adivinhou da onde Watson tinha vindo. E por sorte deu tudo certo para eles dividiram um comodo, pois assim ele poderia matar sua curiosidade e descobrir o que Sherlock é. 
   Ele não só descobre o que Holmes é, mas também participa de perto das investigações do detetive de um assassinato muito estranho aonde não tinha sangue e nem uma pista que outros detetives vissem, porém Sherlock é Sherlock e em questões de segundos ele descobre muitas coisas que os dois outros detetives que estavam ali não teriam descoberto por nada.


    O livro acabou sendo dividido em duas partes. A primeira é o que eu já falei ali, e a segunda é a história do misterioso assassino. E sabemos da história inteira do homem pela brilhando mente de Sherlock.

"Sherlock Holmes pareceu encantado com a ideia de compartilhar seus aposentos comigo."


   A primeira parte da história vemos tudo através do ponto de vista do John, o que eu achei bem bacana pelo fato de que vamos como a mente dele trabalha para tentar desvendar o seu novo amigo, tentando entender como aquele homem pode ser tão estranho e tão inteligente, e também não receber nenhum grande mérito por isso.
   Gostei muito da escrita do autor, e a história flui de uma maneira gostosa. Tem algumas palavras que eu não entendia pois se trata de um livro antigo, então é claro veremos expressões que não se aplicam hoje em dia. 
   No inicio do livro temos a introdução de um dos criados da série de TV, Steven Moffat. Ele nos conta como acabou conhecendo Sherlock e contando o quanto gostou da história. Para a série ele quis fazer algo mais atual e o primeiro episódio é baseado nesse livro. Quem assiste e leu sabe que tem várias coisas diferentes, porém ficou muito bom. 



   "Um Estudo em Vermelho" me deixou acordada para saber o que iria acontecer e vai deixar você assim também. Estou ansiosa para ler os outros livros e me aventurar em mais mistérios intrigantes como esse, e ver como a mente deste detetive brilhante funciona. 
   Espero que tenham gostado da resenha e espero que leiam. Irão adorar! :D 

Por: Ana K. 

8 comentários:

  1. Olá!
    Amo Sherlock Homes já há algum tempo. O primeiro livro não adulto que li era por acaso dele!
    Esse em especial, Um Estudo em Vermelho, é um dos meus queridinhos também!
    Ah, e assisto a série e acho magnífica!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Foi bom saber que a história flui e que o livro te deixou acordada, adoro quando eu fico presa num livro e nem quero mais dormir! Essa leitura parece ser muito boa! Ótima resenha!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha tudo bem? eu adoro a série protagonizado por estes dois autores, gosto da genialidade e humor que Sherlock tem, por isso com certeza darei uma oportunidade a leitura

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler os livros do Sherlock! *-*
    Vou procurar, ;D
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  5. Ana, Conheço quase nada do Sherlock. :(
    Só os últimos filmes dele...
    bjs, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bem?
    eu já li alguns livros do Doyle, e gosto muito do Sherlock. Ele é um personagem bem interessante, e adoro a escrita do autor, ele realmente sabe como fazer a gente perder o sono, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau, adorei! Sempre tive muita curiosidade para ler um livro do personagem Sherlock, acho que vou adorar "Um Estudo em Vermelho".

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda *o* eu li um pedacinho dele uma vez na escola. Mas era uma capa fulera, me daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    http://colecionandouniverso.blogspot.com.br/

    CUMBERBITCH ARROMBA <3

    ResponderExcluir