sábado, 9 de agosto de 2014

Resenha: Em Chamas


Nome: Em Chamas 
Editora: Rocco
Páginas: 413
Autora: Suzanne Collins

Sinopse:   Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times.
   Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.
   Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.



   Resenha:
   Melhor que o primeiro livro e a ação é surpreendente. E o que dizer da história que temos nesse livro e das revelações bombásticas sobre um distrito? 
   Você pensa que agora tudo está na paz já que Peeta e Katniss conseguiram ambos se salvarem dos Jogos e agora vivem numa boa, com comida de sobra e sem pobreza. Sem pobreza para eles, pois o distrito 12 continua ruim. E tudo piora com a visita que o presidente Snow faz para Katniss. 
   Parece que no momento em que Katniss e Peeta iam comer aquelas amoras, o presidente viu isso como um ato de rebelião e alguns distritos também viram isso, e tudo que o presidente mais quer agora é acalmar tudo e também quer que Katniss morra. Como ele faz isso? Anuncia o Massacre Quartenário aonde quem irá para arena são os tributos que já venceram os outros jogos. No distrito 12 temos dois homens e uma mulher: Katniss.
   Isso foi bem chocante. Senti a mesma dor que ela quando viu o pronunciamento na TV. Imagine que ruim você quase morre de fome a vida toda em casa, quase morre em uma arena e quando consegue se salvar... tem que voltar lá. E como Peeta e Katniss agora vão "casar", Peeta vai com ela para a arena.
   Como no primeiro livro, eu acho bem mais legal quando começam os jogos. E a ação que cerca esse livro é fod*. E o que falar do final desse livro? Incrível. 
   Acontece que tudo aquilo era um grande plano que eu não vou contar para você, pois é um spoiler danado, mas posso dizer que a mente de quem bolou aquilo é super inteligente que quando eu li e entendi tudo fiquei de boca aberta tentando acreditar no que estava lendo. 

“Havia momentos em que eu francamente não sabia o que sentia por ele. E, na verdade, ainda não sei.”

   Eu ouvi muita gente falando que esse livro era o melhor, e eu concordo, contudo também ouvi muita gente falando que foi bem repetitivo. Eu não achei. Tudo bem que teve os Jogos como no primeiro, mas a história que tem nesse livro e o mistério que descobrimos no final é que deixa esse livro melhor que o primeiro. 
   Eu vi o filme e até que está fiel, só que tem várias coisas no livro que eles não botaram no filme e no livro bem no final as coisas são explicadas de um jeito melhor, já no filme é bem rápido. Contudo, até o filme está melhor que o primeiro aonde a câmera treme toda hora e dá dor de cabeça. 
   E aqui a nota:


9,0

   E chegamos ao fim da postagem, espero que tenham gostado. 

Por: Ana K.
   

9 comentários:

  1. Jura que vc achou melhor? Pra mim JV foi descendente: amei o primeiro, gostei do segundo e achei o terceiro mais ou menos. Mas todo mundo precisa ler os 3, é uma distopia maravilhosa!!!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Com certeza essa história parece emocionante e quem sabe um dia eu venha ler ela!
    Ansiosa pela resenha de A Esperança!
    Beijos
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  3. Ai, como eu amo essa distopia <3 Tá, tudo bem que eu tive uma relação completa de amor e ódio com o último volume (mais ódio do que amor), mas nada é capaz de diminuir a minha loucura toda vez que leio/vejo algo a respeito da trilogia. Ouso dizer que "Em Chamas" é o melhor da trilogia, mas como todos são excelentes, é realmente muito difícil afirmar alguma coisa. Estou com altas expectativas para esta última adaptação.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, adorei!
    Não consigo escolher qual foi o meu livro preferido da trilogia, realmente não sei, gostei muito de todos.
    Quando li Em Chamas senti um misto de emoções e simplesmente adorei isso. É um livro incrível mesmo.
    Gostei muito da adaptação, mesmo faltando algumas coisas (nada se compara com o livro), foi uma das melhores que assisti.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei taaaaanto esse livro, olha, eu diria que é um dos melhores sim, nao sei, to na dúvida haha
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana querida! Sem duvida este foi o livro que mais me empolguei,o primeiro tem toda a apresentação da distopia o dois é o grande BAM da historia e o terceiro é bom mas poderia ser melhor, achei poucas paginas para muita historia oq acabou sendo corrido. Mas sem duvida é minha melhor série!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Esse é o meu livro preferido de toda a saga! Ele é surpreendente e de tirar o fôlego. Prendia a minha respiração o tempo todo. A adaptação tb ficou sensacional

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. amo, amo e amo!!!
    bjs, Fernanda D.
    novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Ana!
    Sou apaixonada por esse livro e por essa trilogia como um todo!
    mas o bacana que mesmo Em Chamas sendo um livro "meio" conseguiu ser SUUUPER BOM! a ponto de nos prender e entreter até a ultima linha!
    o filme realmente é maravilhoso! E definitivamente MUUUITO melhor que o primeiro, afinal depois do sucesso todo, já era de se esperar uma produção com mais grana não?! e portando com mais qualidade !

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir